Bem vindos

On Avance Toujours... Et Vous?

Bem vindos TRACEURS!

Esse blog serve para dividir com voces um pouco do meu pensar e da minha evolucao psicologica e fisica!
Espero que o que voce encontre aqui sirva para o seu percurso, para sua evolucao psicomotora e social!

Fiquem a vontade para discutir, dividir experiencias etc.

Parkour e' Filosofia de Vida! Siga seu percurso! ;-)

Abracos
Juliana Bianchi - Traceuse

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aprender brincando...


Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho...

Ha menos de um mes entrei para uma academia de natacao que vai do bebe ate o idoso... E quando dei por mim, estava trabalhando num dos melhores locais pra se ensinar Parkour.... Hehehehe estranho ne.. Pode ate parecer mas consegui encaixar o Parkour no meu dia a dia.. ainda mais!

Claro que tudo depende do ponto de vista e de como voce encara o PERCURSO!

Primeiramente acho melhor colocar aqui a idéia de NATAÇÃO. Um dos 10 itens importantes do Medoto Natural de Georges Hebert.

Ensinamos uma pessoa a nadar para que ela tenha a capacidade de se deslocar de um ponto ao outro no meio liquido, com um gasto energetico pequeno. E consiga assim vencer esse obstaculo que e' a agua, numa determinada metragem.

UAU! Parece que descrevi a ideia principal do Parkour, sendo a unica diferenca, o meio no qual o individuo se encontra.... Mas pera ai. Sera que ate da pra falar que nadar e' em partes... fazer Parkour???

Como te disse antes.... Tudo depende de como voce encara e ve a ideia de um percurso... e tambem do objetivo! No meu caso, tenho o objetivo de colocar algumas coisas de Parkour no meu trabalho.. logo, consigo ver Parkour nos meus alunos, ainda que eles nao vejam :)

Vou falar da metodologia de trabalho para voces compreenderem.
Somos uma academia diferenciada pelo trabalho! Segundo meu coordenador, somos os unicos que pensamos dessa forma... pelo menos e' o que parece.

Acreditamos que o desenvolvimento motor deve ser a base para qualquer tipo de atividade que se queira realizar com o individuo, tanto criancas quanto adultos. E se o trabalho for bem feito, nao havera dificuldade de aplicar exercicios mais complexos como nadar. Logo, acreditamos que o ludico auxilia muito nessa formacao da base motora. E isso vem sendo concretizado ao longo de 20 anos...

Aplicamos entao, trabalhos como equilibrio, escalada, varios tipos de deslocamentos, PERCURSOS... e outras coisas mais que auxiliam no nado.
Meus colegas de trabalho, sabendo que treino Parkour, me falaram para trabalhar entao com os alunos, movimentos relacionados. Desde ja, trabalho com eles, o cat leap e o climb up na borda da piscina, quadrupedia dentro e fora da piscina, underbar na escadinha, rolamento no tapete etc.

E'. Acho que estou no lugar certo! Com uma filosofia que facilmente acredito e tomo por verdade! Claro que estudos aprofundados certamente me darao uma base mais solida para acreditar nisso!

Sempre, aparecem testes para ser feito com as criancas iniciantes que infelizmente nao tiveram essa vivencia na natacao. E pude entao perceber que realmente esse trabalho tem um resultado magnifico! Quando se constroi uma percepcao corporal, fica facil fazer com que eles aprendam qualquer tipo de nado! Sem contar que aprender com mais prazer tambem.

Uma mente aberta a novas ideias, da espaco para novas descobertas....

A graca esta em fazer coisas que a maioria julga ser impossivel, darem certo!!!!

ABRACOS A TODOS OS TRACEURS!
EVOLUCAO SEMPRE E EM QUALQUER LUGAR!
JUZINHA

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Pensar e' o que nos faz agir...


Acho que todos os traceurs estao acostumados a ouvir a pergunta de como, onde e quando conhecemos o PARKOUR!
Lembro-me muito bem do video que vi que me fez, antes mesmo de terminar de assistir, dizer com todas as minhas certezas que era aquilo que queria VIVER! Viver sim, nao simplesmente FAZER! Claro que ainda nao tinha conhecido a filosofia do Parkour, mas ja via nos movimentos do Oleg um jeito diferente de viver... Um jeito que gostaria de descobrir.

Acho que o video era um dos primeiros do Oleg Vorslav, e todo traceur ja deve ter visto esse video.

http://www.youtube.com/watch?v=vwqoSkTSubw

A todos os momento de nossas vidas temos de tomar decisoes. Desde as mais simples e cotidianas como por exemplo escolher levantar, escovar os dentes, se trocar e sair pra trabalhar como tambem as mais complexas e dificeis de se decidir como, casar com aquela pessoa, ter filhos, abrir uma empresa... Mas toda e qualquer decisao que tomemos sao necessarias. Elas podem nos abrir um leque de opcoes, mas ao mesmo tempo temos de renunciar a algumas outras coisas.. Nao tem como ter tudo numa unica tomada de decisao.

E depois que decidi deixar o Parkour fazer parte da minha vida, decidi tambem renunciar a algumas outras coisas como deixar de ser uma mera espectadora de uma vida monotona... Nao que a ausencia do Parkour torne uma vida monotona mas ela passa certamente a ficar bem mais interessante depois que voce comeca a pensar como um traceur.

Durante essa run, passaram por mim muitas pessoas interessadas na modalidade. Convidei todas a participar de um treino comigo. Foram muitas pessoas ja. Claro que cada uma no seu tempo. E advinha?? Nao ficou nenhuma! Nao acho que seja porque eu "apresentei" o Parkour de uma forma ineficaz ou algo do genero. Mas acho que essas pessoas nao compreenderam o espirito que o move! Nao conseguiram ver em horas, dias, meses o que vi em minutos no Oleg.

Fico realmente triste por nao ter conseguido mostrar a eles tudo isso, enquanto pude. Mas me alegro ao ver que cresce o numero de pessoas iniciantes [mesmo que seja pura curiosidade e vontade de fazer coisas radicais], porque sei que quando se pensa em realmente fazer algo de diferente e se quer muito isso, esses pensamentos tornam-se acoes e as acoes tornam-se sentimentos que por sua vez torna-se parte da pessoa!!!

Concordo com o que um traceur me disse certa vez: Parkour nao e' para todos...
E entendo isso num sentido geral e nao so' no aspecto fisico (capacidades e habilidades), mas em relacao a filosofia e estilo de vida.
O carioca SD completou dizendo que: E' dificil fazer com que as pessoas entendam. Ja que e' algo novo e diferente. Muitos traceurs tem dificuldade em passar para elas o que nao se diz.... se faz!!
Se sente! Se vive!


O Agir e' uma consequencia do Pensar... Corpo e mente estao coligados e nao ha como separar! Se uma pessoa nao pensa em tomar o Parkour como parte da sua vida, ela nunca o provara de verdade!

Abracos
Juzinha

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Construindo um castelo...




Oi gente.

Sempre que posso leio os blogs do Duddu, Icaro, JJ.... E isso me deu impulsao pra comecar a escrever um pouco tambem. Nao porque acho legal ser mais uma no mundo online, mas porque acho a internet um meio muito bom de poder compartilhar, evoluir, repensar, aprender... E como no Parkour, podemos aqui tambem aprender uns com os outros....

Sempre que alguma coisa me acontece, seja ela boa ou ruim, penso em logo tirar algo de bom para meu proprio proveito, aprendizagem e uso. E sempre isso eh possivel!!!
Ai voce para e pensa, que justo essa situacao pela qual esta passando ou aquela que ja passou, decididamente nao ha/houve o que se aproveitar....

Mas quando colocamos realmente a filosofia e a ideia do Parkour no flow de nossas vidas, quando deixamos de pensar como simples civis que apenas caminham pela cidade sem percebe-la, aprendemos a ver a vida de um outro modo tambem, assim como aquela antiga praca pela qual voce cresceu brincando e agora voce a ve de um modo que voce jamais havia pensado em ver, assim tambem passa a ser nossa visao de superacao dos problemas cotidianos...

Quase todos os dias eu leio as postagens dos traceurs brasileiros.... Isso ja tem anos. Quase nunca posto, devido a algumas postagens que merecem o silencio 'a xingar...[meu pc nao tem nenhum tipo de acentuacao] Vejo videos, comentarios, respostas... Penso comigo: desse eu posso tirar algo pra ajudar no meu percurso, daquele outro tento nao absorver nada, e assim vou filtrando e o que me compraz, o que evolui, o que eh necessario eu absorvo!

Faco isso com a movimentacao, tipo de treino, personalidade, jeitos, carater... Vou construindo o meu castelo da maneira que acho que deve ser e da maneira que gostaria que fosse... Assim, construo livremente.. como no Parkour, a movimentacao e o percurso sao livres! Costumo ajudar aqueles que passam por meu caminho.. uns ficam mais tempo, outros passam rapidamente...

Mas o intuito eh e sempre sera essa troca infinitamente benefica entre as pessoas... Deixarmos os outros ajudarem, aprender a ouvir e ver outras opinioes e ajudar quando necessario, sem deixar de ser oportuno!

"Guardo todas as pedras do meu caminho, um dia construo um castelo..."

Abracos a todos os traceurs e as traceuses do Brasil!!!
Bons treinos!
Juzinha Bia